Agricultura itinerante como causadora do Desmatamento.


Conceito: Agricultura Itinerante é um Tipo de Sistema agrícola primitivo adotado Historicamente nos Ecossistemas de Florestas Tropicais, em que o Homem faz corte da  Floresta como Preparação da Terra.




Aproximadamente 10% das terras cultivadas em todo mundo  são manjadas por métodos tradicionais e de subsisténcia. A Agricultura Itinerante de subsisténcia nas Florestas tropicais evoluiu, de forma independente em todas as regiões tropicais. nos países tropicais assiste-se todos os anos a destruição de Milhares de florestas e mata em consequencia da agricultura itinerante. Esta actividade intriduz uma alteração nos ecossistemas pela destruição do coberto vegetal.

No país estima-se que a taxa anual de Desmatamento é de 0.58% equivalente a 219.000 Hectáres de florestas que se perdem anualmente, uma das principais causas do Desmatamento no nosso País é a Agricultura itinerante. embora subjacente a ela existam outros motivos como: Políticos e Socioeconómico.

Este tipo de Agricultura desgasta o Solo de forma Irreversível, causa a frgmentação de Habitats, aquecimento global e vários outros problemas. A agricultura de corte e queima é tida como a Principal causa do Desmatamento nas Regiões Tropicais.

 

 Essas áreas Destruídas podiam ser usadas para promover o Ecoturismo e assim gerar renda e Emprego para Populações Locais, As Florestas  para Além de Armazenarem Carbono a Longo prazo são Importantes repositórios de Biodiversidade Animal e Vegetal.


 

Comments

Popular posts from this blog

Destruição de Mangais

Impactos Ambientais causados pela Exploracao de MADEIRA em Moçambique