Destruição de Mangais
Conceito: Mangal é uma Comunidade Vegetal que Coloniza as Lagoas Costeiras, Os Estuários e as depressões dos deltas.
Os Mangais constituem um grande desafio a nível do mundo, em Relação a Moçambique e em Particular na zona Costeira de Maputo: Costa do Sol. O Ecossistema de mangal no País tem sido explorado em Larga Escala e de Forma não Sustentável.
Várias são as Causas da Degradação ou Destruição dos Mangais para Além da Principal que é a falta da Consciencia Ecológica, Temos a urbanização, Erosão, Agricultura e Salina, e Causas Naturais. A Extração excessiva do Mangal é muito Prejudicial á Biodiversidade, Reduz a Fauna e a Flora, e, Destrói Habitats.
As actividades humanas tem Contribuído bastante para a Redução do Mangal, Essa problemática prejudica a Preservação dos Ecossistémas costeiros, demonstrando a Falta de Consciencia ambiental.
A Degradação do Mangal no bairro Costa do Sol tem acontecido não Somente em pelo Crescimento Urbano desordenado, Mas Principalmente, pela acção devastadora do homem, pela falta de Consciencia Ambiental.
Actualmente, a Retirada do Mangal para a Extenção das áreas Urbanas, tem sido Crescente. E as áreas de Mangal veem sendo reduzidas,mesmo com os apelos dos ambientalistas, e do governo, que tentam impedir na Destruição do Mangal. O Mangal consiste num Ecossistema Frágil e requer um tratamento Cuidadoso para que não se perca a sua Riqueza e os seus Benefícios para o Homem e aos Seres Vivos que o Habitam.
Comments
Post a Comment